Lidando com a vida real: sucesso é pra mim?

Se você, como eu, faz parte da geração que está ficando adulta cada vez mais tarde, deve ter problemas para lidar com a vida real. Finanças pessoais, controle do tempo, relacionamentos de todos os tipos, cuidados com a casa, cozinhar, vida profissional e qualidade de vida são temas que todo mundo fala o tempo todo, mas, particularmente, ainda me sinto à margem desse grupo de pessoas que parece lidar com isso de um jeito confortável. Como ainda não cheguei aos 30 e também 30 são os novos 20, ainda há muito tempo para aprender. E para isso resolvi criar essa categoria de posts, “lidando com a vida real”, para buscar dicas e truques que façam o tal mundo dos adultos ser um pouco mais tolerável.

Para começar, vou falar de um tema que nunca sai de moda em livros de autoajuda, palestras motivacionais e reportagens de revistas sobre carreira e negócios: o sucesso. Tantos falam disso de tantas formas e é muito fácil cair no lugar comum ou até soar tolo e absurdo como discursos do tipo “ganhe dinheiro fácil dormindo” ou “venda Herbalife e mude sua vida”.

Sem mexer no seu queijo.

Sempre fugi dessa bullshitagem de autoajuda e a definição de sucesso sempre me pareceu óbvia, apesar de eu não parar muito para pensar nisso. Então, após ouvir falar muito sobre Malcolm Gladwell, li esse livro:

Gladwell, para quem não conhece, é um jornalista canadense autor de vários best-sellers do New York Times que usa intensamente dados de pesquisas nas áreas de sociologia e psicologia em seus livros. É um sujeito bacaninha de cabelo engraçado, cheio de pontos de vista interessantes que todo mundo gostaria de ter como amigo.

Sério, olha que cabelo legal.

Fora de Série ou Outliers, título original difícil ou quase impossível de se traduzir, fala do sucesso de um jeito objetivo e até simples e usa dados estatísticos e histórias de pessoas que tiveram sucesso em várias áreas, cada uma a seu modo. Há histórias de famosos como Bill Gates ou os Beatles e também pessoas desconhecidas como pilotos que evitaram quedas de aviões e salvaram várias vidas.

Sucesso não é uma noção fechada e imutável, como o senso comum parece perceber. Atingir ou não um certo nível de satisfação com o que se faz na vida é algo muito pessoal e depende de vários fatores, sendo que alguns deles estão totalmente fora de nosso controle. Isso parece um pouco óbvio, mas Gladwell fala desse óbvio de um modo revelador. Não há fórmula mágica, não há metáforas sobre queijo. É basicamente isso:

“Se você trabalhar com esforço, fizer valer seus direitos e usar sua mente e imaginação, poderá moldar o mundo aos seus desejos.”

Outliers é uma leitura interessante que flui rápido e traz informações concretas de um modo inteligente. E ajuda bastante nos dilemas que sentimos ao lidar com esse maldito mundo real.

Anúncios

Sobre balbiemadeleine

Inventora e aprimoradora de nomes de cidades imaginárias do interior do Brasil. Se você quer criar uma cidade e não faz ideia de como ela deve se chamar, chegou ao lugar certo. Oferecemos desconto para pacotes acima de 5 cidades, desde que com menos de 10.000 habitantes.
Esse post foi publicado em LCVR e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Lidando com a vida real: sucesso é pra mim?

  1. Li Outliers e achei bem interessante.É um ponto de vista bem diferente mesmo.

Por acaso, COMENTE

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s