Medo de esbarrar nas pessoas

O mundo é um lugar cheio, mas cheio mesmo de gente. Um belo dia, você bem pequenininho, foi expulso de dentro de uma pessoa, saiu por aí interagindo com outras pessoas e não parou mais. Ou talvez não tenha interagido muito. Talvez você seja do tipo calado, que sente um medo inexplicável de iniciar uma conversa. Talvez isso já tenha atrapalhado sua vida não apenas de uma forma banal, mas lhe afastou de algo importante como de um emprego, da escola ou de um relacionamento. Falar com pessoas, especialmente as desconhecidas, gera certo nível de ansiedade e desconforto naturalmente e isso depende da personalidade de cada um. A questão é que, se essa ansiedade é excessiva, isso pode ser um transtorno psicológico e essa pessoa precisa de ajuda profissional.

Um designer do Reino Unido criou um pack informativo sobre o transtorno de ansiedade social, que vem com um panfleto e até um DVD que dá informações sobre os principais sintomas e o tratamento.

Segundo essa campanha, 13.3% dos irlandeses sofrem desse transtorno. Curiosamente, a porcentagem da estimativa por aqui é muito próxima disso. De acordo com uma pesquisadora da USP de Ribeirão Preto, 13% dos brasileiros sofrem de fobia social e a maioria deles não tem conhecimento disso.

É difícil perceber um problema em si mesmo, especialmente se o problema é algo tão pessoal e contido como o transtorno de ansiedade social. Mais difícil ainda é lutar contra algo assim e sair vitorioso. Os principais sintomas se resumem basicamente a ansiedade crônica e até antecipatória com contato social, que pode envolver transpiração excessiva, tremores, angústia, dificuldade para raciocinar e se comunicar. Isso tudo gera uma grande tendência ao isolamento e redução anormal da exposição ao contato social.

Existe tratamento para esse transtorno e é possível ajudar quem sofre dele. E pode ser que o primeiro passo para essa ajuda seja reparar naquele sujeito calado que se esconde de todo mundo e que parece não querer falar com você. Talvez ele só tenha um medo tão grande de tudo que está consumindo sua vida sem que  ele perceba.

Anúncios

Sobre balbiemadeleine

Inventora e aprimoradora de nomes de cidades imaginárias do interior do Brasil. Se você quer criar uma cidade e não faz ideia de como ela deve se chamar, chegou ao lugar certo. Oferecemos desconto para pacotes acima de 5 cidades, desde que com menos de 10.000 habitantes.
Esse post foi publicado em útil e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Por acaso, COMENTE

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s