Paterson é simples, como eu e você

paterson jim jarmusch brasil

Sempre que sai um filme novo do Jim Jarmusch eu sinto como se tivesse a honra de ser convidada a passear em um lugar muito especial. Cada vez é um lugar diferente, mas todos têm algo em comum: a forma como coisas que poderiam ser banais vão se juntando para se transformar em algo único e importante. A cada filme, Jim me ensina que a vida não precisa ser incomum para ser especial. Paterson, seu filme mais recente, é um recorte na vida de um jovem motorista de ônibus. Seu nome é Paterson e ele mora na cidade de Paterson, New Jersey, com Laura, sua amada, e Marvin, seu buldogue inglês.

paterson jim jarmusch

Sem pressa, somos apresentados a Paterson e sua rotina de acordar cedo, tomar café da manhã, ir trabalhar, parar um tempinho para almoçar, trabalhar mais, voltar para casa e ir levar o cachorro para passear, com direito a uma parada num bar para uma cerveja. Nos intervalos disso tudo, Paterson escreve poemas. Durante isso tudo, Paterson vive poesia. Com seu temperamento calmo e amável, ele nota as coisas simples da vida e aos poucos nós também, como espectadores, começamos a notá-las. Gêmeos idênticos vestidos com roupas iguais; ouvir a mesma frase de várias pessoas no mesmo dia; a casa decorada em branco e preto; conhecer alguém cujo escritor preferido é o mesmo que o seu; as gentilezas e o carinho da pessoa amada. Assim, a trivialidade da vida de Paterson vai se transformando em algo mágico.

paterson jim jarmusch brasil

Para mim, a melhor qualidade de uma obra de arte é o quão humana ela consegue ser. Quanto mais humana, mais ela se comunica com quem a vivencia. Eu me identifiquei com Paterson, o filme, e Paterson, o personagem. Como eu, ele é um escritor que hesita em mostrar sua obra para o mundo. Como todos nós, ele é apenas humano. Vive sua vida um dia após o outro e vê o sol nascer pela manhã e se por no fim da tarde. Nesse meio tempo, vai se encantando com o que aparece em sua frente por aí. Lembrei-me que a vida acontece na simplicidade, na rotina, nas coincidências e nos detalhes que tantas vezes nos escapam. Aí nessa simplicidade também acontecem a poesia e o amor.

paterson jim jarmusch brasil

Paterson é um poema de amor sincero e simples, que exalta o quanto a vida pode ser maravilhosa e surpreendente em sua banalidade. Jim Jarmusch conta uma história como ninguém e eu só tenho a agradecer por ter tido a oportunidade de viver mais esta.

Paterson

Estados Unidos, França, Alemanha, 2016

Direção: Jim Jarmusch

Sobre balbiemadeleine

Inventora e aprimoradora de nomes de cidades imaginárias do interior do Brasil. Se você quer criar uma cidade e não faz ideia de como ela deve se chamar, chegou ao lugar certo. Oferecemos desconto para pacotes acima de 5 cidades, desde que com menos de 10.000 habitantes.
Esse post foi publicado em cinema e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Por acaso, COMENTE